Indústria têxtil relança feira de negócios e se destaca no mercado brasileiro
A FebraTêxtil 2025 reuniu produtores e fornecedores de todo o país para apresentar as novas tendências do setor Da redação A indústria têxtil brasileira lança estratégias para obter melhores resultados na economia do país. Uma das iniciativas do setor foi o retorno da FebraTêxtil 2025, feira que reúne fornecedores da indústria têxtil e de confecção, que após seis anos, apresentou as novas tendências de um mercado que enfrenta concorrência tanto no Brasil, quanto no exterior. Quem teve a oportunidade de participar dos três dias de evento, pode acompanhar diversos conteúdos sobre mercado, inovação e sustentabilidade, além de desfiles de moda, debates e palestras, produzidos por grandes marcas, médias e pequenas empresas. O superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Fernando Pimentel, declara que o setor está otimista para um crescimento em 2025, apesar da concorrência do mercado asiático. “Primeiro, melhorar a competitividade interna, seja do país, seja do setor e das empresas. E a outra é exigir que haja um comércio justo entre as partes, que não haja subsídios ilegais, que não haja vantagens e uma agenda de defesa comercial”, afirma Pimentel. Segundo dados da ABIT, este ano é esperado um crescimento de até 1,2% em toda a cadeia produtiva, mas o resultado do PIB nacional reflete diretamente esse dado, principalmente pelo poder de compra dos brasileiros. Mas o setor está otimista e projeta investimentos. A criatividade para sobreviver A criatividade é uma das melhores maneiras de driblar a concorrência e se manter firme em um mercado que ocupa o quinto lugar no mundo das indústrias têxteis e de confecção. A empresária Amanda Martins, recicla os velhos e inutilizados guarda-sóis e os transformam em acessórios úteis e divertidos. Para ela, os produtos confeccionados auxiliam na preservação do meio ambiente, além de gerar fonte de renda para quem produz.
“O nosso maior modelo de negócio é conectar as empresas que possuem materiais para descarte com os ateliês, que conseguem fazer produtos para que essas mesmas empresas comprem. Feitos dos materiais que eles descartariam. A gente tá na era onde as pessoas querem produtos com impacto ambiental e social”, comenta a empresária.
A Central de Notícias da Rádio Itaquera para a vida é uma iniciativa do Projeto “Mães atípicas-Somos muitas!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
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