Paralisação na viação Metrópolis em Itaquera prejudicou transporte na zona leste
A Viação Metrópolis Paulista, em Itaquera, passou por uma breve paralisação a partir das 4h19, evitando a saída de ônibus de 31 linhas municipais de São Paulo.
Passageiros sofreram com os atrasos no período da manhã do dia 26 de dezembro, na garagem da empresa em Itaquera, avenida Águia de Haia, 2344.
De acordo com a SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pelo gerenciamento das linhas da capital, a concessionária foi autuada pelas partidas não realizadas e um boletim de ocorrência foi registrado por paralisação de serviço essencial.
A paralisação ocorreu, segundo funcionários, que trabalham na mesma garagem, por conta da falta de pagamento da Participação de Lucros (PL). A maioria alega que o sindicato recebe o valor da prefeitura, mas não repassa para os mesmos.
Cauã que usa o transporte para trabalhar, se coloca no lugar dos funcionários e se sente prejudicado com as paralisações. Ele acha que o prefeito e o sindicato deveriam assumir a responsabilidade e não deixar os trabalhadores e a população nesta situação.
“Ah! Eu acho que atrapalha bastante, sim! E tem que resolver lá com o pessoal do prefeito”
A paralisação da garagem da viação Metrópolis, para algumas pessoas, pode ser um anúncio de como será a nova eleição do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas) marcada para fevereiro de 2024, após Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) ter cassado decisão que permitiu a posse do novo presidente eleito em 2023
A disputa eleitoral para a diretoria do SindMotoristas foi parar nas ruas da capital, em 2023, por disputa política interna, envolvendo fraude, tiros e vandalismo, que afetou o transporte na cidade.
No dia 21 de novembro, nove terminais de ônibus foram bloqueados em SP, por conta de sindicalistas que jogaram pedras nos veículos. A liberação dos terminais de ônibus só ocorreu às 12h, o que afetou 530 mil passageiros, em 368 linhas, prejudicados pelas manifestações realizadas pelas chapas 1, 2 e 3.
Ainda no dia 21, um motorista aposentado de 68 anos, Toninho, foi baleado quando dois homens passaram de moto e abriram fogo em frente a garagem do Campo Belo, na Estrada de Itapecerica, na zona sul. O sindicalista que levou um tiro no ombro foi internado no Hospital do Campo, e se recuperou.
De acordo com o Sindimotoristas, a categoria com cerca de 45 mil filiados, teve boa participação com mais de 30 mil que votaram para decidir quem seria o novo presidente do sindicato, 4 chapas fazem parte do processo eleitoral.
Valdevan Noventa, como é conhecido, foi eleito deputado federal pelo PL, em Aracaju - Sergipe, mas em 2020 foi cassado por abuso de poder econômico e perdeu os direitos políticos. Em 2022, foi afastado também da direção do sindicato por uma decisão judicial, mas reassumiu na última sexta por uma liminar da Justiça Eleitoral do estado, onde ele tinha disputado a eleição.
Valdevan seria, então, o atual presidente do sindicato. No entanto, o próprio sindicato divulgou uma nota condenando as manifestações; quem aparece como presidente ainda é Crizinho
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) julgou pela suspensão da eleição do sindicato. A justiça atendeu parcialmente o pedido de mandado de segurança solicitado por um representante de uma das chapas que estavam na disputa, suspensa no fim do ano de 2023, por conta de disputas políticas, fraude, tiros e vandalismo.
O mandado de segurança foi apresentado momentos antes da Chapa 4 – Resgate Raiz, encabeçada por Edivaldo Santiago ser declarada vencedora do pleito com 14.028 votos. Novas eleições estão marcadas para o fim do mês de fevereiro de 2024.
A SPTrans informa que a operação na Viação Metrópolis começou a ser normalizada às 4h58 no mesmo dia, após a saída da frota ter sido atrasada a partir das 4h19 na garagem AE Carvalho da concessionária.
A pasta autuou a operadora por todas as partidas não realizadas e registrou boletim de ocorrência junto à polícia por paralisação de serviço essencial.
As 31 linhas da concessionária transportam passageiros de regiões como Itaquera, AE Carvalho, Penha, Tatuapé, entre outros na Zona Leste.
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Sindimotoristas / Folha Sindical / Diário do Transporte
Imagens Márcia Brasil
A Central de Notícias da Rádio ITAQUERA é uma iniciativa do Projeto “VIDAS SECAS, UMA RADIONOVELA COMUNITÁRIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.