Prefeitura de São Paulo faz mutirão de emprego exclusivo para beneficiárias do POT Mães Guardiães






Prefeitura de São Paulo faz mutirão de emprego exclusivo para beneficiárias do POT Mães Guardiães

Cerca de três mil mulheres irão deixar o programa, depois de dois anos de participação permitida por lei.

A Prefeitura de São Paulo irá realizar a primeira etapa do Contrata SP – Mães Guardiãs. O mutirão de emprego tem a finalidade de aproximar as beneficiárias, que integram o Programa Operação Trabalho – POT, de empresas que estão com vagas abertas nos setores do comércio e serviços.

A participação será por meio de convocação realizada pela equipe do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo por SMS, email e telefones fornecidos pelas beneficiárias da ação.

Cerca de três mil mulheres que integram o POT Mães Guardiãs, recebendo bolsa-auxílio de R$ 1.386 para seis horas diárias de atividades, de segunda a sexta-feira, serão desligadas no próximo mês, depois de dois anos de atuação na rede municipal de ensino, realizando atividades de apoio nas escolas, junto aos alunos.


Nesse período, além da atuação nas unidades escolares, as beneficiárias também tiveram acesso à qualificação profissional com ajuda de uma bolsa auxílio.

O POT ajudou a Regina que é mãe solo. Deseja voltar ao mercado de trabalho, pois sofreu barreiras nas empresas que excluem mães solos : “A pergunta que mais fazem é: Quantos anos seus filhos têm? Com quem poderia ficar? Se estão na creche ou se não estão?”

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ressalta que o programa foi planejado para oferecer qualificação profissional e geração de renda, por até dois anos, visando a volta ao mercado de trabalho, apoio necessário para que as mulheres consigam se reinserir e poder dar tranquilidade aos familiares, Durante o Contrata SP, as beneficiárias participarão de processos seletivos com a presença de equipes de recursos humanos de empresas participantes, permitindo que as candidatas possam contratar mais de uma empresa no mesmo dia e local.

A Prefeitura de São Paulo informa que vai ampliar as vagas do programa para 5 mil, em 2023, e vai ofertar oficinas de preparação de currículo e mercado de trabalho, para que as mães possam interagir com equipes técnicas da para a geração de renda.

O Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs, lançado em 2021 durante o período crítico da pandemia, conta com cerca de quatro mil mulheres atualmente, uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Secretaria da Educação.

A Central de Notícias da Rádio Videomaker é uma iniciativa do Projeto Cantigas de Roda: sua origem e representação. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDTE) e Educação da Prefeitura de São Paulo
Imagens: Márcia Brasil/ Redes sociais

Comentários