Para quem quer mostrar o seu talento, o projeto Praças da Cultura está com inscrições abertas para os artistas em 2023
Para quem quer mostrar o seu talento, o projeto Praças da Cultura está com inscrições abertas para os artistas em 2023
O projeto fomenta a cultura nas regiões isoladas do centro, valorizando artistas locais e programando atrações gratuitas em praças e outros espaços públicos e abertos.
Com pouco tempo o projeto aproxima o público, frequentador das praças e parques,de atividades produzidas por diversos artistas e coletivos da periferia, inclusive nas Casas de Cultura.
Como é o caso da aposentada Isolina, frequentadora do Parque Raul Seixas e quese sente bem com as atividades : “algo que está te trazendo de bom, e você está devolvendo com sorriso e alegria”.
No parque, a Casa de Cultura Raul Seixas está em reforma e é um dos pontos mais conhecidos pelos moradores da região de Itaquera. A casa foi inaugurada em 22 de outubro de 1989, na gestão da prefeita Luiza Erundina e da secretária de cultura Marilena Chauí.
A história complementa o espaço que pertenceu à família Morganti. Toda a área da Fazenda onde hoje está localizado o Conjunto Habitacional José Bonifácio data de 1870.
Segundo registros da prefeitura, a Casa da Fazenda tem sua construção arquitetônica baseada na Itália, começo do século XX, mais precisamente na década de 1930.
A região ainda mantém um dos últimos casarões e ponto histórico remanescente,em processo de tombamento, pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura.
No espaço aconteceram muitas atividades e especulações imobiliárias, tendo sidoutilizada como casa de campo da família Morganti.
Segundo informações, o comendador Pedro Morganti, um dos proprietários,organizava encontros de familiares e amigos. Parte da área da Fazenda foi doada para a Cidade dos Velhinhos em 1960.
Nos anos 1980, o imóvel passou a ser da Prefeitura de São Paulo. Foi utilizada paraa realização de missas, solicitada para adaptação e implantação de uma garagem de ônibus, tentaram fazer um posto policial da Guarda Civil e foi usada como escritório da COHAB-SP.
Em 1989, vários grupos organizados da região lutaram e conseguiram atransformação do então espaço ocioso em parque municipal, tendo como nome oartista falecido em 21 de agosto de 1989.
Em 22 de outubro de 1989 legalizou-se pela Prefeitura o Parque Raul Seixas administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
A casa oferece oficinas artísticas diversas, tais como: canto, teatro, dança, capoeira,violão, artes plásticas, dentre outras. Além disso, há shows de vários estilos musicais e apresentações diversas de teatro, circo, dança, saraus, hip hop etc.
É um espaço de convivência e agito principalmente para a juventude. Além disso, aCasa abre espaço para os artistas locais mostrarem o seu trabalho.
A Casa de Cultura Raul Seixas cumpre um importante papel na comunidade, pois é a porta de entrada para arte e cultura como ponto de encontro e lazer local, com a frequência mensal de público de aproximadamente 2 mil pessoas.
Serve como local de ensaio e apresentação de diversos grupos e coletivos, formação de público, ponto de doação e circulação de livros, grupos de estudo,palestras, debates, seminários, além de um espaço compartilhado para as secretarias de Saúde (CECCO saúde mental) e Verde e Meio Ambiente.
A administração da Casa de Cultura Raul Seixas informa que o espaço voltará a funcionar em breve com atividades permanentes.
A Casa de Cultura e o Parque Raul Seixas ficam localizados na rua Murmúrios da tarde, 211, no bairro de Itaquera, fica a 10 minutos da estação de trem Dom Bosco.
Para mais informações sobre atividades artísticas e esportivas e funcionamento,entre em contato pelo telefone (11) 2521-6411
A Central de Notícias da Rádio Videomaker é uma iniciativa do Projeto Cantigas de Roda: sua origem e representação. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura/ Administração do Parque e Casa de Cultura Raul Seixas
Reportagem: Márcia Brasil
Fotos: Márcia Brasil /Redes Sociais/ Casa de Cultura Raul Seixas