Fundação Pró-Sangue recebeu alunos de escola estadual de Itaquera que realizamações de doação de sangue no hemocentro
Fundação Pró-Sangue recebeu alunos de escola estadual de Itaquera que realizam ações de doação de sangue no hemocentro
O Programa Doadores do Amanhã levou o banco de sangue a um número positivo com a participação ativa e efetiva no ano de 2022.
Com os avanços das proteções de vacinas contra as doenças respiratórias, após avolta da população às ruas, a Fundação pôde retomar suas atividades presenciais,ativando novos projetos e campanhas.
Uma das iniciativas que ganhou corpo em 2022 foi o Programa Doadores do Amanhã. De caráter formativo, o projeto busca fazer uma conscientização sobre a importância da doação de sangue junto ao público situado na faixa etária de 11 a 18 anos, que é uma fase da vida em que os valores e conceitos do indivíduo estão em formação.
A ativação do programa ocorreu em meados do segundo semestre, quando a Pró-Sangue passou a receber alunos do ensino fundamental e médio. Dentre as escolas que abraçaram o projeto formativo, uma delas foi a Escola EstadualProfessora Hermina Andrade Puful Neves, do bairro de Itaquera.
A estudante Mariana com 18 anos diz que realiza a doação desde os 16 anos: "É maravilhosa a sensação, a gente não sabe o dia de amanhã. Tem que estar disposto a ajudar o próximo, né?"
As instituições escolares encaminham alunos para visita guiada no posto Clínicas da Pró-Sangue. Conduzido por profissionais técnicos qualificados. A ideia é esclarecer as etapas da doação, desde a coleta do sangue, passando pelo fracionamento, sorologia, tipagem, testes imuno hematológicos, entre outras experiências.
Apesar da iniciativa positiva com as escolas, os hemocentros continuam com estoques baixos e pedem doações. Na Fundação Pró-Sangue o estoque está em situação crítica para a maioria dos tipos sanguíneos. Médico diz que há procedimentos cirúrgicos que não começam se não tiver sangue estocado.
Segundo os administradores, o estoque está crítico para a maioria dos tipos sanguíneos: O negativo, O positivo, A negativo, B negativo e AB negativo. Estão em situação de alerta A positivo e B positivo. A gravidade é maior no fim do ano com as festas.
Muitos doadores viajam, tiram férias e nesse período é a fase mais crítica quando as doações caem. A urgência é pontual para atender casos de emergências
em hospitais e pronto-socorros devido aos acidentes em rodovias envolvendo vítimas que necessitam de transfusão imediata.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 51 quilos.Não é necessário estar em jejum. Apenas evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses.
Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas/lactantes não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).
Há estacionamento gratuito no local e para dúvidas, os telefones para contato são (11) 3373-2050 e o (11) 97117-3886
A Central de Notícias da Rádio Videomaker é uma iniciativa do Projeto Cantigas de Roda: sua origem e representação. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Reportagem: Márcia Brasil
Fotos: Márcia Brasil e Fundação Pró-Sangue