A SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVAS ABRE A PRIMEIRA CONSULTA PÚBLICA DE 2026



Artistas e fazedores de cultura de múltiplas linguagens puderam participar do evento.
Reportagem: Caroline Rossetto


A Galeria Olido foi palco da primeira consulta pública de 2026. A Prefeitura de SP junto a Secretaria de Cultura e Economia Criativas esteve com a sociedade civil para discutir as medidas previstas no Plano de Aplicação de Recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB2).
O evento teve a presença do Coordenador de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Pedro Leão e também do Supervisor de Fomentos Federais, Matheus Fernandes, onde puderam solucionar dúvidas e ouvir as sugestões dos fazedores de cultura.
O produtor cultural, DJ e presidente do centro cultural Celeiro das Tribos, Fabio Marques, esteve presente e nos contou o que esperava da audiência.
“Eu espero que a gente possa discutir como vai ser aplicado de verdade os recursos da PNAB. A classe da música eletrônica tem sido preterida em todas as edições. Eu espero que a gente esclareça e coloque isso na pauta de hoje”
Ao final do evento, Pedro Leão, fez um balanço da noite e os desdobramentos da audiência pública.
“Na verdade, a gente veio finalizar uma proposta que vai trazer celeridade para o processo da PNAB. A gente já tinha validado as duas audiências públicas. Não surgiram dúvidas sobre isso. É um processo para democratizar o acesso através dos editais que eram editais de projeto e que agora são editais de premiação”, afirma.
Leão, também nos respondeu o que são Editais de Premiação:
“ Na verdade, é um edital que reconhece carreiras. O poder público reconhece aquele que já contribuiu culturalmente na cidade de São Paulo. Não requer contrapartida, porque o produto cultural por si já fala dessa atividade. Então é um reconhecimento público”, afirma ele.
Além da audiência pública presencial, na Plataforma Participe +, está disponível a consulta pública das modalidades 1 e 2 do Programa VAI, que estará disponível até o dia 20 de janeiro de 2026. Os editais de Dança e Teatro ainda não foram abertos, mas estarão disponíveis a partir do dia 13 de janeiro de 2026, dentro da plataforma.

A Central de Notícias da Rádio Itaquera é uma iniciativa do Projeto “Cartola” Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

Comentários