Câncer Metastático: a vida para além do diagnóstico



Como a reconstrução diária e o cuidado constante transformam a vida de pacientes com câncer metastático

 

por Luiza Borgli e João Montoza

 

O câncer metastático ocorre quando as células de um tumor original se desprendem e viajam pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático. Esse processo resulta na formação de novos tumores em outras partes do corpo, atingindo órgãos como pulmões, fígado, ossos ou cérebro. Também conhecido como estágio 4, a metástase é apontada pelo Instituto Nacional do Câncer como um dos principais motivos de mortalidade pela doença, devido à maior dificuldade de tratamento e prognósticos geralmente mais graves.

Apesar da seriedade do diagnóstico, a história da artista Vilma Kano, fundadora de uma ONG que leva o seu nome, que é dedicada à causa, desafia a ideia de que a doença é puramente incapacitante. Diagnosticada em 2017, Vilma transformou sua experiência em uma jornada de conscientização e apoio a outros pacientes.

Uma das principais frentes de atuação de Vilma é o combate à desinformação, especialmente sobre a prevenção. Ela alerta que a ausência de histórico familiar não deve ser motivo para negligenciar exames.

"Às vezes as pessoas fogem do exame e fala: ‘ah, não vou fazer o meu exame, tô atrasada, mas tudo bem porque não tem ninguém na minha família'. E tá errado isso, porque 90% dos casos não são hereditários, todo mundo precisa se cuidar".

Atualmente, Vilma expõe sua trajetória na Funarte, em São Paulo, onde compartilha sua "reconstrução diária" vivendo com a doença. A sobrevivência de artista contraria até as expectativas iniciais dos especialistas. Para ela, a chave para lidar com o câncer metastático está na paciência e no foco no presente.

"Então é assim, é um passinho por vez, é um dia de cada vez, é uma meta por dia, né? E assim a gente vai. É assim que eu vou lidando com toda a minha experiência de vida aí muitos anos desde 2017 com câncer metastático, em que nem os médicos acreditavam que eu sobreviveria no ano seguinte".

O cenário exige atenção constante. O INCA projeta que, anualmente, cerca de 700 mil novos casos de câncer sejam diagnosticados no Brasil. Esse dado reforça a importância de estar atento aos sinais do corpo e manter os exames em dia, zelando pela própria saúde e pela de quem está à volta.

A Central de Notícias da Rádio Itaquera é uma iniciativa do Projeto “Cartola” Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

Comentários