Alistamento militar pode ser realizado na Subprefeitura de Itaquera






Inscrição é obrigatória e presencialmente na subprefeitura quando perde o prazo

Rapazes que fizeram 18 anos podem fazer o alistamento na junta militar. Após a realização e entrega de documentação e pagamento da taxa para o alistamento militar, o jovem é convocado para se inscrever para concorrer à seleção no quartel ou Tiro de Guerra de seu município.
Luiz, que estava acompanhado do amigo Kleber, falou da frustração sobre a dificuldade deles não conseguirem entrar no exército, quando completaram 18 anos. Na época, os amigos esperaram a convocação para o alistamento no Serviço da Junta Militar na Subprefeitura de Itaquera que nunca saiu “Ah coloquei que sim lá, deles ligarem mesmo, mas não veio nada não. Aqui é muito, muito difícil mesmo. Aqui é só para se inscrever. Mas tinha 18, agora já era.”
O Alistamento militar deve ser feito por todos os jovens brasileiros do sexo masculino, nascidos em 2006, até o dia 30 de junho deste ano.
Ele é feito online, pelo site do exército brasileiro, ou presencial, na subprefeitura. Para a inscrição é necessário apresentar a certidão de nascimento original, RG, CPF e comprovante de residência.
O alistamento é obrigatório para todos os rapazes jovens que constam 18 anos, nos primeiros 6 meses (janeiro a junho) do ano em completar 18 anos de idade.
O alistamento é gratuito. A multa para quem perder o prazo, segundo o Art.176.1, é de R$5,91. O resultado da seleção é liberado no mês de junho.
Vale ressaltar que, além da multa, quem não realizar o alistamento no período correto fica em débito com o Serviço Militar e não poderá:
obter ou prorrogar validade do passaporte; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; bem como se inscrever em universidades públicas estaduais e federais.
Para fazer para o alistamento pela internet, o cidadão deve acessar o site www.alistamento.eb.mil.br, e realizar o cadastro, criar uma senha de acesso, preencher o formulário de alistamento militar e informar o número do CPF para validação dos seus dados pessoais.
Se for presencial, precisa levar os seguintes documentos:
● certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente);
● CPF;
● comprovante de residência ou declaração assinada; e
● um documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.
A Inscrição é obrigatória e tem que ser presencialmente na subprefeitura quando o rapaz perder o prazo de inscrição que ocorre nos seis primeiros meses, entre janeiro e junho, após completar 18 anos.
Se perder o prazo, o jovem deve comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência, pagar a multa militar por estar fora do prazo e realizar seu alistamento.
No caso do cidadão sofrer multa militar, a pena tem que ser paga em dinheiro (preferencialmente por pix), que é corrigida de três em três meses.
Serviço Junta do Serviço Militar - Itaquera Subprefeitura de Itaquera
R. Augusto Carlos Bauman, 851, Itaquera

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Subprefeitura de Itaquera
Imagens: Márcia Brasil

 

A Central de Notícias da Rádio ITAQUERA é uma iniciativa do Projeto VIDAS SECAS, UMA RADIONOVELA COMUNITÁRIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comentários