Pequenas e médias cirurgias deverão ser realizadas no mutirão que ocorrem na capital paulista
Cerca de 24 tipos de procedimentos serão realizados nos primeiros 100 dias da nova gestão de Nunes.
Da Redação
Para quem espera realizar uma cirurgia no sistema municipal de saúde, agora pode ter esperança. Foi lançado o mutirão da cirurgia, que pretende realizar cerca de 24 tipos de procedimentos de baixa e média complexidade para 32 mil pessoas que esperam na fila. O anúncio foi divulgado na sexta-feira, 17 de janeiro.
A retirada de nódulos, pólipos, pintas e cistos, ou drenagem de abcessos, são alguns dos procedimentos realizados nos trinta e um equipamentos espalhados pela capital. A proposta é aumentar esse atendimento e realizar mais de dezesseis mil procedimentos cirúrgicos.
Segundo o secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Zamarco, a secretaria acompanhará de perto a realização dos procedimentos. “ Estamos vendo por região e eu tenho na minha sala as demandas de cirurgia e quantas estão sendo aguardadas. Vou acompanhar diariamente cada unidade, por isso que a intenção é que a gente consiga terminar com essa cirurgia o mais rápido possível”.
O prefeito Ricardo Nunes, marcou presença no lançamento do programa e destacou que somente é possível realizar os mutirões devido à saúde financeira da cidade está em dia.
“ A gente tem feito mutirão permanente. A prefeitura mais do que dobrou os investimentos na área da saúde na da cidade e hoje arcamos com 85% de todo o custo da saúde. A gente tinha um histórico anterior uma situação de 75% do seu dinheiro da prefeitura e 25% do governo federal. Aumentamos a participação do orçamento da cidade nos recursos da cidade para o orçamento da Saúde ”, afirma Nunes.
A Central de Notícias da Rádio Itaquera para a vida é uma iniciativa do Projeto “Mães atípicas-Somos muitas!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora